PROTOCOLO COVID-19
HOLIDAY INN FORTALEZA
Protocolo de higiene e segurança para enfrentamento ao coronavírus
O QUE É COVID-19?
Covid-19 é a doença infecciosa causada pelo Coronavírus recentemente descoberto. Coronavírus é uma ampla família de vírus que pode causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, vários tipos de Coronavírus são conhecidos por causar infecções respiratórias que vão desde um resfriado comum até doenças mais graves, como síndrome respiratória do Oriente Médio (SMS) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
Os sintomas mais comuns do Covid-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, coriza, dor de garganta, perda do olfato ou paladar e diarréia. Algumas pessoas podem estar infectadas sem desenvolver sintomas ou sentir-se mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) recuperam-se da doença sem precisar de tratamento especial.
Pessoas mais idosas e aquelas com problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes são mais propensas a desenvolver sintomas graves.
COMO O COVID-19 É TRANSMITIDO?
As pessoas podem contaminar-se com Covid-19 através do contato físico com pessoas portadoras do vírus. A doença pode se espalhar através de partículas do nariz ou da boca quando a pessoa infectada tosse ou espirra. Por esta razão é muito importante manter uma distância mínima de 2 metros de uma pessoa que esteja doente. Essas partículas pousam em objetos e superfícies ao redor dessa pessoa. O contágio também pode acontecer se uma pessoa tocar em objetos ou superfícies contaminadas e, em seguida, tocar seus olhos, nariz ou boca. O período médio de incubação para o Covid-19 é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer.
COMO PREVENIR O COVID-19?
✓ Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%.
✓ Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
✓ Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
✓ Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
✓ Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
✓ Higienize com frequência o celular e equipamentos compartilhados como computadores, teclados, telefones e etc .
✓ Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
✓ Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
✓ Uso de máscaras e luvas de proteção.
NOVO PROTOCOLO DE SERVIÇO
HOLIDAY INN FORTALEZA
Quando você estiver pronto para viajar novamente,
estaremos prontos para recebê-lo.
À medida que o mundo se adapta às novas normas e expectativas de viagem, estamos aperfeiçoando a experiência para você, nosso hóspede, redefinindo o conceito de limpeza e elaborando novas políticas, procedimentos e medidas preventivas para minimizar o risco de contaminação, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os nossos clientes e colaboradores.
Trabalhamos, acompanhando as autoridades de saúde, monitorando de perto a situação sobre o COVID-19 e atualizando diariamente as medidas de higiene, limpeza e prevenção de epidemias correspondentes.
IHG WAY OF CLEAN
O programa IHG Way of Clean é um standard da Rede IHG, Intercontinental Hotels Group, que tem como objetivo padronizar os processos de limpeza dos hotéis do grupo, utilizando os produtos químicos de empresas homologadas, especialistas em limpeza e desinfecção, e as ferramentas determinadas para garantir a segurança e a saúde dos nossos hóspedes e colaboradores.
A IHG fez uma parceria com especialistas líderes do setor na Cleveland Clinic, Ecolab e Diversey, e expandiu seus protocolos de limpeza e desinfecção adicionando melhores práticas com foco na prevenção do Covid-19, refletindo os conselhos da Organização Mundial da Saúde, centros de controle e prevenção de doenças e autoridades locais de saúde pública em diversas regiões em todo o mundo.
O IHG Way of Clean já inclui limpeza profunda com desinfetantes hospitalares, e daqui para frente nossos hóspedes poderão contar com os procedimentos de limpeza reforçados em todas as áreas do hotel. A IHG lançou globalmente o IHG Clean Promise, garantindo aos nossos clientes que todas as áreas do hotel, principalmente os quartos, atenderão aos altos padrões de limpeza da IHG. Todos os hotéis terão um Líder de Limpeza, Clean Champion, que ficará responsável em realizar os treinamentos com os colegas das equipes, supervisionar e garantir que os novos protocolos sejam implementados diariamente.
AÇÕES GERAIS
RECEPÇÃO E LOBBY
Novos procedimentos para o check in incluem:
Novos procedimentos para o check out incluem:
APARTAMENTOS
Reconhecer a diferença entre limpeza, higienização e desinfecção é uma parte vital para a nossa equipe, capaz de realizar seus trabalhos com precisão e com a máxima limpeza em mente. Os procedimentos de limpeza e desinfecção podem efetivamente matar o corona vírus e impedir sua propagação.
Foram realizados treinamentos com a nossa equipe de Governança sobre os novos procedimentos de higienização e desinfecção dos ambientes, além do uso dos produtos químicos e ferramentas de limpeza adequados para cada área do hotel.
Dentre as medidas de limpeza e segurança estão:
A equipe de limpeza será dividida da seguinte forma:
1. Equipe responsável, exclusivamente, na retirada do enxoval sujo do quarto
2. Equipe responsável pela limpeza e desinfecção do quarto
3. Equipe responsável pela colocação do enxoval limpo
ÁREAS PÚBLICAS
Em todas as áreas públicas, a limpeza e desinfecção foram intensificadas e dispensers de álcool em gel foram instalados em locais estratégicos para o uso dos hóspedes.
FITNESS CENTER
REUNIÕES E EVENTOS
RESTAURANTE
CAFÉ DA MANHÃ
Covid-19 é a doença infecciosa causada pelo Coronavírus recentemente descoberto. Coronavírus é uma ampla família de vírus que pode causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, vários tipos de Coronavírus são conhecidos por causar infecções respiratórias que vão desde um resfriado comum até doenças mais graves, como síndrome respiratória do Oriente Médio (SMS) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
Os sintomas mais comuns do Covid-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, coriza, dor de garganta, perda do olfato ou paladar e diarréia. Algumas pessoas podem estar infectadas sem desenvolver sintomas ou sentir-se mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) recuperam-se da doença sem precisar de tratamento especial.
Pessoas mais idosas e aquelas com problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes são mais propensas a desenvolver sintomas graves.
COMO O COVID-19 É TRANSMITIDO?
As pessoas podem contaminar-se com Covid-19 através do contato físico com pessoas portadoras do vírus. A doença pode se espalhar através de partículas do nariz ou da boca quando a pessoa infectada tosse ou espirra. Por esta razão é muito importante manter uma distância mínima de 2 metros de uma pessoa que esteja doente. Essas partículas pousam em objetos e superfícies ao redor dessa pessoa. O contágio também pode acontecer se uma pessoa tocar em objetos ou superfícies contaminadas e, em seguida, tocar seus olhos, nariz ou boca. O período médio de incubação para o Covid-19 é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer.
COMO PREVENIR O COVID-19?
✓ Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%.
✓ Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
✓ Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
✓ Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
✓ Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
✓ Higienize com frequência o celular e equipamentos compartilhados como computadores, teclados, telefones e etc .
✓ Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
✓ Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
✓ Uso de máscaras e luvas de proteção.
NOVO PROTOCOLO DE SERVIÇO
HOLIDAY INN FORTALEZA
Quando você estiver pronto para viajar novamente,
estaremos prontos para recebê-lo.
À medida que o mundo se adapta às novas normas e expectativas de viagem, estamos aperfeiçoando a experiência para você, nosso hóspede, redefinindo o conceito de limpeza e elaborando novas políticas, procedimentos e medidas preventivas para minimizar o risco de contaminação, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os nossos clientes e colaboradores.
Trabalhamos, acompanhando as autoridades de saúde, monitorando de perto a situação sobre o COVID-19 e atualizando diariamente as medidas de higiene, limpeza e prevenção de epidemias correspondentes.
IHG WAY OF CLEAN
O programa IHG Way of Clean é um standard da Rede IHG, Intercontinental Hotels Group, que tem como objetivo padronizar os processos de limpeza dos hotéis do grupo, utilizando os produtos químicos de empresas homologadas, especialistas em limpeza e desinfecção, e as ferramentas determinadas para garantir a segurança e a saúde dos nossos hóspedes e colaboradores.
A IHG fez uma parceria com especialistas líderes do setor na Cleveland Clinic, Ecolab e Diversey, e expandiu seus protocolos de limpeza e desinfecção adicionando melhores práticas com foco na prevenção do Covid-19, refletindo os conselhos da Organização Mundial da Saúde, centros de controle e prevenção de doenças e autoridades locais de saúde pública em diversas regiões em todo o mundo.
O IHG Way of Clean já inclui limpeza profunda com desinfetantes hospitalares, e daqui para frente nossos hóspedes poderão contar com os procedimentos de limpeza reforçados em todas as áreas do hotel. A IHG lançou globalmente o IHG Clean Promise, garantindo aos nossos clientes que todas as áreas do hotel, principalmente os quartos, atenderão aos altos padrões de limpeza da IHG. Todos os hotéis terão um Líder de Limpeza, Clean Champion, que ficará responsável em realizar os treinamentos com os colegas das equipes, supervisionar e garantir que os novos protocolos sejam implementados diariamente.
AÇÕES GERAIS
- Treinamentos específicos com toda a equipe de colaboradores sobre os novos protocolos de serviço, prevenção e procedimentos de higiene pessoal, limpeza e desinfecção dos ambientes do hotel.
- Uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras e luvas por todos os funcionários e adequados às suas funções.
- Plano de triagem do Covid-19 com a verificação de todos os colaboradores do hotel quanto aos sintomas do Covid-19 antes de cada turno de trabalho (incluindo a medição da temperatura).
- Intensificação da limpeza e desinfecção das áreas do hotel.
- Limpeza e desinfecção frequente dos elevadores e botões de acesso.
- Limpeza e desinfecção constante de equipamentos compartilhados como telefones, mouse, teclados, computadores e etc.
- Instalação de dispensers de álcool em gel nas áreas públicas para uso dos clientes (lobby, elevadores, restaurantes, área de lazer, eventos e etc).
- Sinalização nas áreas públicas, de espaço compartilhado, para o cumprimento das medidas de distanciamento social.
- Uso obrigatório de máscaras de proteção nas áreas públicas para todos os hóspedes e visitantes.
RECEPÇÃO E LOBBY
Novos procedimentos para o check in incluem:
- O preenchimento da Ficha de Registro do hóspede poderá ser feito através do link no site do hotel, reduzindo o contato e o tempo de atendimento na chegada.
- Instalação de vidro, como uma barreira de proteção, no balcão da recepção.
- Desinfecção individual de cada cartão chave de apartamento antes da entrega ao cliente.
- Substituição de informativos em papel, para arquivos virtuais enviados através de aplicativo ao celular do cliente conforme solicitação.
Novos procedimentos para o check out incluem:
- A equipe da recepção poderá oferecer a opção de check out no quarto (com antecedência mínima de 30 minutos). Nesse procedimento, o hóspede pode solicitar seu check out por telefone e um recepcionista vai até o seu quarto com um extrato de sua conta e a maquineta de cartão de crédito devidamente higienizada. Assim, o hóspede poderá pagar sua conta e sair do hotel sem filas e aglomerações na recepção.
- As maquinetas de cartão de crédito serão higienizadas a cada uso e um vidro de álcool em gel estará próximo para uso do cliente.
- Notas fiscais e extratos serão enviados ao e-mail do cliente.
- Para os hóspedes que preferirem realizar o pagamento no balcão da recepção, haverá marcações no chão para eventual fila de atendimento, obedecendo a distância recomendada (1,5m).
APARTAMENTOS
Reconhecer a diferença entre limpeza, higienização e desinfecção é uma parte vital para a nossa equipe, capaz de realizar seus trabalhos com precisão e com a máxima limpeza em mente. Os procedimentos de limpeza e desinfecção podem efetivamente matar o corona vírus e impedir sua propagação.
Foram realizados treinamentos com a nossa equipe de Governança sobre os novos procedimentos de higienização e desinfecção dos ambientes, além do uso dos produtos químicos e ferramentas de limpeza adequados para cada área do hotel.
Dentre as medidas de limpeza e segurança estão:
- Uso de equipamento de proteção individual (EPI) por todos os funcionários.
- Uso de produtos químicos homologados pela Rede e com eficácia comprovada na limpeza e desinfecção dos ambientes.
- Descontaminação dos quartos de hóspedes com o uso do gerador de ozônio.
- A limpeza do apartamento ocupado será feitas apenas conforme solicitação do hóspede e sem a presença do mesmo no apartamento para minimizar o contato.
- Limpeza e desinfecção das áreas de toques frequentes como cortinas, botões de interruptor, mesas, controles remotos, rádio relógio, telefone, cafeteira, cofre, puxadores, maçanetas, torneiras, misturador do chuveiro.
- Limpeza e desinfecção reforçada no banheiro, utilizando os produtos químicos adequados.
- O processo de limpeza dos quartos será alterado para que seja mais eficaz na prevenção de doenças.
A equipe de limpeza será dividida da seguinte forma:
1. Equipe responsável, exclusivamente, na retirada do enxoval sujo do quarto
2. Equipe responsável pela limpeza e desinfecção do quarto
3. Equipe responsável pela colocação do enxoval limpo
- Todo material impresso como diretório, lista de canais, cardápios, tabelas de lavanderia e etc foram retirados do apartamento e serão entregues higienizados mediante a solicitação do hóspede. Também será disponibilizado por aplicativo para o cliente.
- Os produtos de minibar foram retirados e serão entregues mediante a solicitação do hóspede.
- O enxoval sujo do quarto será retirado seguindo um processo para eliminar o excesso de contato no momento do transporte, usando sacos descartáveis.
- O enxoval limpo também será entregue ao quarto em sacos descartáveis para evitar excesso de contato durante o transporte do mesmo.
- Após a limpeza e desinfecção completa do quarto, haverá uma supervisão do espaço com o uso da luz negra em todas as áreas para identificar qualquer falha ou necessidade de realizar nova limpeza.
- Os filtros do ar condicionado serão higienizados com frequência.
ÁREAS PÚBLICAS
Em todas as áreas públicas, a limpeza e desinfecção foram intensificadas e dispensers de álcool em gel foram instalados em locais estratégicos para o uso dos hóspedes.
FITNESS CENTER
- Redução e espaçamento dos equipamentos de exercícios respeitando as normas de distanciamento social.
- Intensificação da limpeza e higienização da área.
- Será disponibilizado álcool 70% e toalhas de papel para que o cliente utilize caso seja necessária a limpeza e desinfecção imediata dos equipamentos.
- Sinalização local com orientações de higiene e distanciamento social.
- Limitação da quantidade de pessoas usando a área simultaneamente com sistema de pré-reserva para o uso do espaço, com limite de tempo.
- Incentivo de atividades alternativas, ao ar livre, como as caminhadas no calçadão da praia em frente ao hotel.
- Redução e espaçamento de mesas e cadeiras respeitando as normas de distanciamento social.
- Intensificação da limpeza e higienização da área.
- Será disponibilizado álcool 70% e toalhas de papel para que o cliente utilize caso seja necessária a limpeza e desinfecção imediata de cadeira ou mesa.
- Sinalização local com orientações de higiene e distanciamento social.
- Intensificação do monitoramento da qualidade da água e desinfecção para garantir a segurança e a saúde dos nossos hóspedes.
- Redução do período de uso da área para possibilitar um processo mais rigoroso de limpeza.
REUNIÕES E EVENTOS
- A área de eventos estará suspensa por tempo indeterminado para eventos superiores a 50 pessoas. Para reuniões e eventos com, no máximo, 50 participantes, as salas serão montadas em formato de auditório e com o espaçamento de 1,5 a 2 metros de distância entre os participantes.
- Será solicitado o uso de máscaras pelos participantes durante todo o evento.
- Sinalização local com orientação de higiene e distanciamento social.
- Os horários de coffee break serão intercalados para não coincidir com outros eventos e o espaço passará por uma limpeza e higienização a cada serviço.
- Por tempo indeterminado, não trabalharemos mais com buffet montado, exposto. As refeições serão preparadas e separadas em porções individuais.
RESTAURANTE
- Foram realizados treinamentos específicos com todos os colaboradores do restaurante, sobre os novos protocolos de serviço, prevenção e procedimentos de higiene pessoal, limpeza e desinfecção dos ambientes do restaurante.
- Uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras e luvas por todos os funcionários e adequados às suas funções.
- Intensificação da limpeza e desinfecção das áreas do restaurante.
- Intensificação da limpeza e desinfecção das áreas de toques frequentes (maçanetas, controles, mesas, cadeiras, cortinas, interruptores, telefones, etc.)
- Limpeza e desinfecção constante de equipamentos compartilhados como telefones, mouse, teclados, computadores e etc.
- Instalação de dispensers de álcool em gel em áreas estratégicas do restaurante para uso dos clientes.
- Redução da capacidade de público do restaurante para permitir o distanciamento mínimo de 1m entre as cadeiras e 2m entre as mesas.
- Teremos um controle de acesso na entrada do restaurante para evitar aglomeração.
- Sinalização local com orientações de higiene e distanciamento social.
- As mesas e cadeiras serão limpas e desinfetadas a cada uso. Permanecerão completamente vazias, sem utensílios enquanto não houver atendimento.
- Os filtros do ar condicionado do salão serão limpos e desinfetados com frequência.
- Será disponibilizado um cardápio digital com acesso através de QR Code, pelo celular do cliente.
- Reforço das boas práticas de higienização na cozinha. Espaço específico e exclusivo para a higienização adequada dos alimentos antes do preparo das refeições.
- Eleição de um Líder de Limpeza, Clean Champion que ficará responsável por orientar e supervisionar a equipe diariamente com os procedimentos de limpeza e higiene.
CAFÉ DA MANHÃ
- O Café da manhã será servido, inicialmente, através do Room Service, com os itens em embalagens individuais e descartáveis. Utensílios como xícaras, pires, talheres, copos, serão higienizados e embalados individualmente.
- De acordo com a ocupação do hotel, o Café da Manhã também poderá ser servido no salão do restaurante com o serviço à la carte, seguindo a capacidade reduzida do espaço e os novos protocolos de serviço.
- Por tempo indeterminado, não será permitida a montagem de um buffet, com alimentos expostos. Foi elaborado um cardápio específico com os itens disponíveis para a escolha do hóspede. Os itens serão servidos na mesa do cliente.
- As novas condições do Café da Manhã serão divulgadas para os hóspedes no momento do check in.